Epílogo

Sorria

''Como sempre disseram para nós, uma música, uma história e uma vida precisam de um começo, um meio e um fim. Agora, nós tínhamos uma vida para honrar: a vida de um garoto que chegou, assim como todos os outros, com um sonho impossível. Mas, como a morte de Michael voltou para onde ele pertencia - ao ''número 1'' - eu vim a perceber que Sr. Gordy não tinha estado sempre certo: nem toda história tem um fim. Não a de Michael, de qualquer maneira.

Ele é, através de sua música - o que é passado e o que ainda está por vir - imortal. Como ele sempre quis ser. Sua vida, a voz e a mensagem tem um senso de continuidade mesmo na morte, e é quase como se ele estivesse fechado-se no modo criativo, escrevendo músicas sobre Neverland.

Às vezes, isso é o que eu digo a mim mesmo. Então, quando chegou o planejamento de seu serviço de memorial para o mundo, não foi a respeito da escrita ''final'', foi a respeito de celebrar e honrar o seu legado. Nós sabíamos o quão perto ele tinha vindo para o retorno, de qual todos duvidaram: ''O mais surpreendente espetáculo que ninguém já viu", como alguém do seu círculo íntimo disse. 

E agora, nós teríamos que fazer o nosso melhor, em tempo limitado, para preparar um serviço de memorial igual a nenhum outro. Nós tivemos uma reunião de família e fizemos o nosso show habitual de mãos sobre os planos ambiciosos em prosseguir. ''Vamos realizar um serviço no Monumento de Washington por um dos grandes nomes da América.'' ''Vamos fazê-lo no Coliseu de Los Angeles dentro de sua vasta bacia.'' ''Vamos realizar uma procissão pelas ruas de Los Angeles. Vamos levar o seu caixão da cidade por todo o caminho até Neverland para uma última viagem à casa, a fim de que os fãs possam alinhar-se nas ruas e rodovias e jogar flores, exatamente como eles fizeram com Gandhi e com a princesa Diana.''

Mas as idéias ou não ganharam o voto de maioria ou havia a logística para pensar. A polícia de Los Angeles disse que estava esperando a chegada de, pelo menos, dois milhões de fãs na cidade para celebrá-lo. "Nós nunca lidamos com algo nessa escala antes", eles disseram. Todos os chefes de polícia e xerifes de diferentes municípios reuniram-se na minha sala para discutir o fechamento das ruas e a segurança. 

Durante as discussões apaixonadas, eu olhei para minha mãe. Ela parecia, à primeira vista, desconfortável com o tamanho da nossa visão e nós poderíamos dizer que ela estava dividida entre as suas crenças sobre louvar apenas a Jeová e a necessidade de dar ao seu filho o respeito global, o amor e a lembrança que sua estrela exigia. 

Ela queria saber se nós não estávamos indo um pouco longe demais. Deus a abençoe. Aos seus olhos, Michael foi sempre apenas um de seus nove bebês que haviam crescido e bem feito. Ela, assim como Michael, não era de confusão quando chegavam os eventos privados e eu acho que foi difícil para ela conciliar uma dor muito pessoal com uma demanda incrível do público.

Foi Janet, quem levantou-se e disse respeitosamente que nós faríamos grande, independentemente do que as pessoas no Salão do Reino poderiam pensar, porque Michael pertencia aos seus fãs tanto quanto ele pertencia a nós. A mãe - que sempre disse-nos que não haveria Jacksons sem os fãs - sorriu.

"Certo, certo", ela disse.

"E antes do memorial público, vamos realizar uma visita privada e o serviço de família, em conformidade com a fé das Testemunhas de Jeová'', nós a tranquilizamos.

"Ok, ok... eu acho que isso é o que Michael teria desejado", ela disse - e ela o fez.

Seria sempre impossível executar um memorial que fosse acessível para todos os fãs de Michael, por isso, nós tivemos que permitir que a televisão compartilhasse o evento com o mundo. Quando AEG adiantou-se e ofereceu o Staples Center - antes que nós soubéssemos o que tinha acontecido nos ensaios - parecia a opção mais prática a curto prazo e, como a casa para o Grammy Awards, esse era um local apropriado. 

Nós passamos muitos dos dias de antecedência em Hayvenhurst, revendo os planos e cronogramas, e muitas vezes, reunimo-nos no antigo cinema de Michael, onde nós havíamos assistido com ele, pela primeira vez, o vídeo Thriller. Eu acho que era a sala mais confinada na casa. Quando chegamos a um consenso, muitos de nós estavam exaustos por toda a conversa e planejamento.

Houve um momento em que a mãe e Joseph estavam apenas sentados juntos, no meio desses assentos de veludo vermelho, e a mãe quebrou. Meu pai colocou os dois braços em torno dela e, em seguida, todos nós juntamo-nos a eles em um grande abraço da família. Eventualmente Joseph levantou-se. 

''Parem com isso agora! Todos vocês vão me fazer chorar", ele disse. Pela primeira vez em nossas vidas, nós vimos o nosso pai demonstrando emoção: havia lágrimas em seus olhos. Isso foi algum momento. 

Joseph teve um momento difícil na imprensa. As pessoas esquecem que ele é humano, também: nós não somos um negócio, nós somos uma família, e ele é o nosso pai. Aqueles dias no final de junho e início de julho passaram tão rapidamente - Eu não tenho nenhuma ideia de como nós nos organizamos em tempo com AEG e todos os amigos, música e memórias. Mas, chegado o 07 de julho, nós iríamos ficar nos bastidores com Michael uma última vez, esperando para entrar em frente a uma arena lotada e uma audiência televisiva em todo o mundo: os irmãos unidos, como tinha sido no início.

 Antes do memorial público, nós realizamos um serviço somente para a família no cemitério Forest Lawn, onde mais tarde, nós colocaríamos Michael para descansar. Eu sempre quis que Neverland fosse o seu lugar de descanso final e eu voei até lá para procurar por um terreno apropriado. Eu encontrei um local não muito distante da estação ferroviária, perto de uma área pavimentada com o logotipo do rancho - o menino em uma lua crescente.

Era, para mim, o local ideal para um mausoléu privado, mas a mãe não concordou, provavelmente porque ela tinha ouvido Michael falar tão fortemente sobre nunca voltar para lá. No entanto, Neverland é Michael, sua alegria e seu conto de fadas, e eu sempre vou manter que esse lugar é onde ele deveria estar. Na manhã de nosso memorial privado, nós partimos para Forest Lawn, em Glendale, partindo de Hayvenhurst em uma frota de veículos sob escolta policial.

Do ar, o cortejo deve ter parecido com uma cavalgada presidencial. Foi quando eu comecei a notar quantas pessoas havia parado em Ventura Boulevard por respeito. E quando nós chegamos à rodovia 101 em direção ao sul, ela estava bloqueada em ambos os lados. Não havia um carro à vista em qualquer direção, o que, como qualquer um de Los Angeles irá dizer-lhe, é tão raro como uma visão pode ser. Uau, Michael, você limpou as estradas. 

No serviço, Wendell Hawkins, nosso primo e um ancião no Salão do Reino, deu um elogio que foi positivo e edificante: ele falou do espírito e da vida eterna. Nós terminamos o serviço com um pedido de Paris. Ela queria ouvir o pai cantar Gone Too Soon, e quando a voz de Michael veio dos alto-falantes, eu compreendi que ele ainda estava conosco em espírito, e sempre estaria. 

No Staples Center para o memorial público, cada pequeno detalhe importava. Os irmãos usaram ternos em harmonia, com camisas brancas, gravatas douradas e uma rosa vermelha presa dobrada em nosso bolsos principais à esquerda, acentuando o enorme buquê de rosas sobre o caixão de Michael. O caixão veio de Indiana. Nós tomamos as nossas posições, flanqueando-o, cada um usando uma luva de lantejoulas. Puxando seu caixão em seu carro em que cenário seria o nosso maior orgulho, mais triste, mais honroso momento mais surreal e ainda. 

Depois de tudo o que havia sido jogado sobre ele e dito sobre ele, essa foi a dignidade que ele merecia. Eu estava de frente para Randy na frente do caixão, com Jackie atrás de mim, Marlon, do outro lado no meio e Tito segurando a parte traseira, com dois carregadores da diretoria do funeral. Nós, então, ouvimos a nossa sugestão: o coral gospel - de pé por baixo da imagem projetada de janelas de igreja deixando passar os raios de sol - cantando We Are Born To See The King

Quando nós começamos a andar,eu olhei para frente e vi a nossa marca: uma piscina de luz onde nós iríamos deixar o caixão repousar em uma plataforma elevada cercada por flores. Eu mantive meus olhos sobre ela e, enquanto nós ficávamos visíveis, elogios e aplausos eram dados ao nosso irmão. Flashes cintilantes batiam no chão, em todos os níveis, e de alto das suítes envidraçadas.

Sr. Gordy subiu ao palco para entregar o primeiro elogio e prestar homenagem ao seu "aluno consumado'' pela Universidade Motown. Enquanto tantos amigos e artistas falavam, eu acho que todos nós sentimos que o espírito de Michael preenchia aquele vasto espaço, mas enquanto todos recordavam Billie Jean, Thriller e o seu Moonwalk, eu sorri com a lembrança do garoto que tinha furado duas caixas de aveia Quaker com um lápis e que tinha cantado Climb Ev’ry Mountain, trazendo uma escola para os seus pés. 

A fama e a fortuna não tinha mudado sua alma, mudaram a forma como as pessoas o tratavam. Ele deixou para trás tantos grandes feitos, muito maiores do que a estrela que ele era, e ele fez o que cada um de nós deve fazer: ele viveu a sua verdade, sem ser detido por aquilo que alguém disse e, sempre amável, confiava em Deus. Eu ouvi a voz da mãe de nossa infância perguntando, ''Michael está bem?" Sim, mãe. Michael está bem, agora. Ele está melhor do que nunca. 

Antes que os concertos This Is It começassem, Michael tinha planejado visitar Vevey, na Suíça, para passar um tempo com a família de Charlie Chaplin. Ele queria levar Prince, Paris e Blanket para mostrar-lhes tudo sobre a lenda que havia inspirado ele. Ninguém amava a música que Chaplin escreveu, Smile, mais do que Michael. 

A intenção da nossa família era que nenhum de nós iria apresentar-se no serviço de memorial, mas Michael e eu tínhamos visitado Vevey em momentos diferentes e nós ambos tínhamos adorado a experiência de estar na casa de Chaplin, então eu disse à mãe, "eu sei o que foi acordado sobre não nos apresentarmos, mas eu tenho que fazer isso...''

''Meu bem, se há alguma coisa que você quer fazer para Michael, agora é a hora", ela disse.

No ensaio, eu estava forte. Mas quando chegou o momento ao vivo, não pareceu tão fácil, provavelmente porque a ocasião estava tão carregada de emoção. Mas alguém disse para mim nos bastidores que a imagem de Michael seria projetada atrás de mim, os braços largos e um sorriso no rosto. Eu estaria cantando em sua sombra, em pé diante de seu caixão. Eu tinha que deixá-lo orgulhoso. 

Eu odeio usar fones de ouvido e, geralmente, evito de usar durante os desempenhos, mas naquela ocasião eu usei - então, eu sabia que algo estava desligado enquanto eu cantava a primeira linha: a música nos meus ouvidos saía cortada, como um telefone celular com sinal ruim. Foi por isso que eu olhei para o meu lado por uma fração de segundo e coloquei a mão na minha orelha. Eu não tinha ideia de que não havia música na arena, apenas a minha voz - foi por acaso que eu comecei a cantar a cappella, mas, em seguida, a orquestra parou até que a música retornasse. 

Eu senti-me tão emocional que eu esqueci parte da letra, mas nós tínhamos sido ensinados para continuar, é claro, então eu me recompus e terminei a canção. Foi então que, enquanto o público aplaudia e eu jogava a minha rosa para o caixão de Michael, a realidade me atingiu: essa era a última vez que nós iríamos partilhar um palco. Em nossos dias do Jackson 5, ele sempre disse que ele estava acostumado a olhar para a esquerda e ver-me lá. Agora, quando os irmãos e eu cantávamos a nossa música, ou a dele, isso era a cura para nós. Não pode preencher o vazio, mas mantém a nós perto dele. 

Após os deveres públicos e o enterro privado, a mãe precisava sentir-se próxima de Michael de sua própria maneira. Ela fez as malas e disse-nos que ela estava voltando para Gary, a fim de passar algum tempo na [rua] 2300 Jackson Street. Nenhum de nós juntou-se a ela; ela queria ficar sozinha. Quando eu verifiquei ela naquela primeira semana, ela parecia tão calma. 

"Eu encontrei conforto", ela explicou. "Eu posso ouvi-lo correndo pela casa, brincando, quando ele era um garoto; Eu posso ouvir o riso."

Ela ficou na antiga casa por mais de um mês, vivendo entre essas memórias. Mas ela também expressou uma ligeira preocupação: ela tinha notado, quando ela olhou para fora da janela da frente na Jackson Street, que mais e mais pessoas paravam seus carros do lado de fora, para tirar fotos.

''Eu tenho que deixar esse lugar ''para cima''... Nós não podemos tê-la parecido com isso se as pessoas vão continuar a aparecer'', ela disse. E adivinha? Ela assegurou que fosse feita uma pintura para parecer nova, outra vez. Eu ouvi a risada de Michael, também, quando ela contou-me isso. 

Eu também tive que sorrir quando ela disse-me que a pilha de tijolos ainda estava no quintal depois de todos esses anos. Eu pedi-lhe para trazer um de volta, como uma lembrança para mim. Se não fosse por esses malditos tijolos, nós não teríamos virado perfeccionistas, eu disse a ela. Aqueles tijolos foram uma lição de vida. Eu tenho aquele momento até hoje - e a voz de Michael está sempre na parte de trás da minha cabeça, dizendo, "Lembra-se dos tijolos?''

Quando a mãe estava de volta a Los Angeles, ela veio através de um poema perdido de Michael, escrito em algum tempo nos anos 90 e redescoberto em 2011. Era como se ele estivesse apontando ela para suas próprias palavras, dois anos depois que ele tinha partido, para dar-lhe mais conforto. Isso é o que ele escreveu - a lápis, em papel amarelo - e ela valoriza suas palavras:

O reflexo do coração de Mãe
Está no brilho nos olhos de seus filhos
Cada emoção sua e sentimento 
está em algum lugar no caráter de seus filhos
Homens nobres são o que essa mãe fez.
Por que minha mãe chora?
São essas lágrimas de felicidade ou tristeza?
Oh, por favor, Deus, permita que sejam lágrimas de felicidade
Todo o meu sucesso tem sido baseado no fato
De que eu queria fazer a mãe orgulhosa
Para ganhar o seu sorriso de aprovação.

O manuscrito
[arquivo do blog]

*******
Halima e Jermaine
[arquivo do blog]
Em janeiro de 2011, Halima e eu viajamos para o Senegal, a fim de visitar alguns velhos amigos. Um dia, nós dirigimos por três horas de distância da cidade para uma aldeia no meio do nada, empoeirado, onde uma comunidade vivia em cabanas de barro, sem água, sem eletricidade, sem nada.

Assim que nós chegamos, havia um cara em um vagão carregado com botijões amarelos, transportando suprimento de água para a aldeia. Mas as crianças não perseguiram o veículo, elas perseguiram o nosso. Dezenas de crianças corriam ao nosso lado, acenando e rindo. Naquele dia, eu aprendi muito: aquelas pessoas eram felizes e alegres sem posses ou expectativas materiais.

Aparentemente, elas sabiam pouco sobre o mundo exterior, mas elas tinham a sua comunidade, uns aos outros e à família, e isso era tudo o que importava. Na medida em que estavam em causa, eu era apenas mais um homem negro, mas vestido em roupas caras e vindo da América. Meu nome era Jermaine e o de minha esposa era Halima. Foi assim que nós fomos apresentados.

Nós fomos levados para uma cabana, onde encontramos o sábio da aldeia: um homem de 97 anos de idade com a pele encarquilhada como couro e apenas manchas de cabelos brancos à esquerda na sua cabeça. Seu nome era Waleef e ele movia-se bem devagar, mas ele era o chefe da aldeia e foi o que ele disse. 

Nós entramos em seu lugar minúsculo: tinha um piso de concreto e um colchão sobre uma moldura de madeira, com quatro pólos nos cantos e um mosquiteiro. As moscas entravam e saiam, ainda que o homem e seus dois amigos idosos estivessem sentados, imperturbáveis. Ele pegou minha mão e convidou-me para sentar. Ele leu a minha mão e disse que eu teria uma vida longa e, em seguida, fez uma oração enquanto ele traçava cada linha na minha mão.

Ele alcançou debaixo da cama, pegou uma panela, misturando o conteúdo dos quatro frascos de plástico com um pouco de óleo e areia, em seguida, começou a esfregar em meu rosto e cabelo. Agora, ninguém toca o meu cabelo... ninguém - mas eu permiti a esse homem, porque eu não senti nada negativo dele, enquanto ele murmurava e fechava os olhos.

"O que ele está dizendo?", eu perguntei para Kareem, nosso amigo que havia nos levado para lá.

'Ele está te abençoando e desejando-lhe uma viagem boa e segura''', disseram-me.

Halima, por pura curiosidade aleatória, em seguida, disse, ''Pergunte a Waleef se ele já ouviu falar de Barack Obama.''

Ele desenhou uma expressão vazia e nosso anfitrião não abalou-se.

"Pergunte a ele se ele já ouviu falar de Michael Jackson", ela disse.

Kareem repassou a pergunta em sua língua nativa e o homem começou balançando a cabeça e conversando. 'Sim! Ele conhece Michael Jackson."

"Espere", eu disse. "Ele ouviu falar de meu irmão? Lá fora?''

O sábio tirou as mãos da minha cabeça, colocou-as juntas como em oração e disse duas palavras em Inglês: 'Michael Jackson... ".

A cada lado dele, dois homens estavam balançando a cabeça, e um deles fez uma pergunta para Kareem.

"Sim!", ele respondeu. ''Esse é o irmão de Michael Jackson."

Com isso, um adolescente que estava parado na porta saiu apressado. Poucos minutos depois, ouvi um bando de crianças vertiginosas, pulando para cima e para baixo. Quando eu saí, deva ter umas 50 delas e estavam saindo mais de trás das cabanas, a pulular em torno de mim. Eles começaram a gritar o nome do meu irmão: 'MICHAEL JACKSON! MICHAEL JACKSON! MICHAEL JACKSON!"

Como era possível que eles conhecessem a ele em um lugar tão distante do mundo moderno, sem televisão? Kareem explicou que eles sentavam-se em torno do estranho rádio a crepitar. Meus olhos encheram-se de lágrimas; essa era a pureza, a inocência - isso era sobre tudo o que Michael era, e ele tinha penetrado o mais primitivo, o mais remoto dos lugares.

Surpreendeu-me, porque essas pessoas não tinham idéias pré-concebidas para lhes contaminar. Elas conheciam Michael apenas como um ser humano incrível, um artista - e é assim que o mundo deve lembrar-se dele; que é o que ele merece.

Eu sentei-me para escrever este livro duas semanas após essa visita, porque é importante para mim que as pessoas de todo o mundo compreendam quem era Michael, qual é o seu legado e como ele utilizou o seu tempo na Terra.

Eu não poderia ter ficado mais motivado para escrever depois de andar naquela aldeia, onde eu não precisei explicar quem ele era ou defendê-lo. Essas crianças africanas já conheciam o nome dele, e o som dele iluminou seus rostos.

Halima entregou-me um saco de doces e eu estava no meio da confusão para distribuir. Foi incrível ver a emoção que um simples doce poderia trazer. Eu lembrei-me de Michael em pé, na nossa cerca de trás em Gary, distribuindo doces para as crianças do bairro que eram menos afortunadas.

E agora, aqui estava eu ​​em uma comunidade africana que perfeitamente ilustrava sobre o que ele tinha sido por toda a sua vida, cercado por suas crianças ''We Are The World'', as quais nada tinham nada para dar a não ser amor, e a alegria em seus rostos enquanto eles gritavam: ''MICHAEL JACKSON! MICHAEL JACKSON!'' 

Esse é o poder do que ele alcançou. 

Esse é o seu legado.

Esse é meu irmão.''



FIM