Prólogo - 2005

''O espelho do banheiro em um pequeno hotel em Santa Maria, Califórnia, está embaçado com a condensação, e há muito vapor do meu banho de manhã, a ponto do meu reflexo se tornar invisível.

Como eu estou na pia, todo molhado e enrolado em uma toalha, o vidro opaco é agora nada mais que uma tela convidativa de névoa para um pensamento que eu venho repetindo na minha cabeça.

''MICHAEL JACKSON 1000% inocente'', eu rabisquei com o meu dedo, terminando com um ponto final, o qual eu converti em um rosto sorridente. Acredite no final feliz.

Encaro esta mensagem e foco em um resultado visualizado: vitória, justiça e reivindicação. É 10 de março de 2005: dia 11 do circo do tribunal que vê meu irmão ser acusado de abuso sexual infantil.

''MICHAEL JACKSON 1000% inocente", li novamente. Eu continuo a olhar para o canto superior esquerdo do espelho, observando o início do desenho da carinha sorridente.

Paralisado, eu pisco de volta para casa de Michael na propriedade Hayvenhurst em Encino, nos arredores de Los Angeles - a sua casa antes de Neverland - e sei que o estou imitando, em 2005, o que ele fez em 1982.

Naquela época, no canto superior esquerdo de seu espelho, ele pegou uma caneta preta - para combinar com o mármore preto - e rabiscou : "THRILLER ! 100 MILHÕES VENDIDOS... ESTÁDIOS LOTADOS.''

Pense nisso, veja, acredite, faça acontecer. Torne-o realidade, como nos foi ensinado na infância pela nossa mãe Katherine e o pai Joseph.

"Você pode fazer isso... você pode fazer isso...'', eu posso ouvir Joseph insistindo durante o início, os ensaios arranhados enquanto Jackson 5, ''nós estamos fazendo isso mais e mais até ficar direito. Pense nisso, diga-o, veja a você mesmo fazendo-o, visualize isso acontecendo... e isso vai acontecer.''

"Plante em sua cabeça e concentre-se com todo o seu coração'', a mãe acrescentava, mais suavemente.

Isso foi penetrando em nossas mentes jovens décadas antes, o pensamento positivo tinha se tornado moda. Nossas mentes não são pré-programadas para entreter dúvida ou indecisão.

Michael conhecia a escala do progresso, inovação e sucesso que ele desejava como artista solo com o álbum Thriller, de modo que um pensamento transcrito em seu espelho era o seu ponto de partida positivo.

Anos depois de sua mudança para Neverland, a marca da caneta encrespou e a mensagem parece ter desaparecido a olho nu, mas ela tinha deixado sua marca embutida no vidro, porque cada vez que o espelho embaçava, o contorno mais fraco de sua palavras ainda poderia ser visto, como se fosse um daqueles códigos secretos escritos por uma caneta mágica.

A condensação e o espelho embaçado sempre me lembram sobre a ambição escrita de Michael.

A partir dos anos 80, ninguém sabia muito a respeito do que ele criava até a sua execução, mas a ideia ou conceito estavam escritos em algum lugar em que ele pudesse vê-los diariamente, ou recitado em um gravador de voz, de forma que ele poderia ver ou ouvir. Ele não compartilhava ideias, porque ele não queria que ninguém interferisse; ele se baseava na força mental para o seu foco.

Entre Novembro de 2003 - quando ele foi preso e acusado - e este dia de Março de 2005, ele necessitou daquela força. Levantando às 04:30 todos os dias do julgamento, ele está se arrumando e se preparando psicologicamente para resistir a mais um dia de ritual de humilhação.

Ontem, 9 de Março, Gavin Arvizo, o garoto de 15 anos de idade, sendo apresentado como "a vítima", começou seu depoimento incrédulo, entrando em detalhes gráficos. Eu estava sentado atrás de Michael o tempo todo, como eu tinha estado desde o início.

Exteriormente, o meu irmão projeta uma imagem endurecida: individual, sem expressão, quase frio. Interiormente, as estruturas que se mantém unidas estão se soltando violentamente sob pressão, uma a uma.

Eu olho para a minha mensagem no espelho agora desaparecendo à medida que o ar se precipita, mas a intenção continua forte: Michael será declarado inocente. Gostaria de gravá-lo na lápide da minha avó, se pudesse. Pense nisso, visualize, acredite, fazer acontecer.

Mas qualquer que seja a intenção que eu projete, não é suficiente para remover a dor e preocupação que sentimos como uma família. Encontro-me constantemente refletindo, voltando a uma época em que acreditávamos em Hollywood como sendo apenas um lugar mágico; quando acreditamos na Estrada de Tijolos Amarelos*.

[*Uma referência ao filme O Mágico de OZ - nota do blog]

Eu assisto o noticiário local na televisão no meu quarto, olhando para o dia 11 do julgamento. Eu penso em Michael em Neverland. Os carros serão levados para o pátio.

Ele terá estado em pé desde as quatro horas, o café da manhã tomado em uma bandeja de prata em seu quarto, sozinho - roubando tempo por conta própria - antes de descer, dando-se 45 minutos entre a partida e a chegada.

Sua rotina é um relógio, organizada como um itinerário de volta do palco. Penso em tudo o que ele conseguiu, e em tudo pelo qual ele está atravessando.

Como é que algo tão bonito se tornou tão distorcido e feio? Será que a fama faz isso? É este o final do jogo no sonho americano, quando um homem negro alcança o sucesso desta magnitude? É isso que acontece quando um artista se torna maior do que sua gravadora? É sobre direitos de publicação? Arruíne o homem, mantenha a máquina de dinheiro?

Estas são as questões que correm pela minha mente. Estão seus amigos de Hollywood e os advogados de uma só vez, aliados e produtores, longe, porque eles o consideram nuclear - tratando de amizade como um acordo de patrocínio?

E sobre aquelas pessoas divisoras que sussurravam em um ouvido maleável que nós, sua família, deveríamos ser mantidos a uma distância, que não éramos confiáveis. Por que não estão ao seu lado agora, sussurrando encorajamento e apoio?

Michael está rapidamente percebendo quais não são os seus amigos, e o que significa a família. Mas agora sua liberdade está em jogo, e tudo o que ele construiu está em perigo de colapso.

Eu quero voltar no tempo, levantar a agulha da vitrola e nos remeter para a primeira faixa como o Jackson 5 - um tempo de união, unidade e fraternidade. " Todos por um e um por todos", como a mãe costumava dizer.

Eu jogo este jogo eterno de "E se...?'' na minha cabeça e não pode ajudar, mas acho que poderíamos ter - deveríamos ter - lidado com as coisas de maneira diferente, especialmente com Michael.

Ficamos muito afastados quando ele queria seu espaço e os abutres se permitiram preencher o vácuo. Nós permitimos que estranhos entrassem. Eu deveria ter feito mais. Manter minha posição. Invadir até os portões de Neverland, quando as pessoas ao seu redor nunca me deixavam entrar.

Eu deveria ter visto isso chegando e ter ido lá para protegê-lo. Eu me sinto tendo abandonado o dever na promessa de fraternidade que sempre tivemos.

O celular toca. É a mãe, parecendo alarmada. "Michael está no hospital ... Nós estamos aqui com ele... Ele escorregou e caiu. São as suas costas.''

'Eu estou a caminho", eu digo, já cruzando a porta.

O hotel está à mesma distância do tribunal de Santa Maria e Neverland e o hospital é um pequeno desvio. Eu tomo uma entrada lateral indicada pelo gerente do hospital, a fim de evitar qualquer problema na frente.

No corredor do segundo andar do hospital, eu vejo um número incomum de enfermeiros e pacientes que se penduram ao redor e um barulho audível morre quando me aproximo.

A falange de estilo presidencial dos guarda-costas da família, de casaco escuro, está agrupada em torno de uma porta fechada até uma sala privada. Eles se afastam para permitir que eu entre. No interior, as cortinas estão fechadas.

Na meia-luz, Michael está de pé, vestindo calças de pijama azul estampadas e uma jaqueta preta. ''Oi, Erms", ele diz, quase num sussurro.

''Você está bem?'', eu pergunto.

''Eu só machuquei minhas costas.'' Ele força um sorriso.

A queda no rancho, ao sair do chuveiro, o deixou com dor miserável e parece ser o soco final no momento em que a vida continua batendo nele.

Mas ele é um molestador de crianças, certo? Ele merece isso, certo? A polícia deve ter alguma prova concreta, ou ele não estaria em julgamento, certo? As pessoas têm muito a aprender sobre como este julgamento está errado.

A mãe e Joseph são as únicas outras pessoas aqui, sentados contra a parede à minha direita; eles estão como eu, não sabendo o que fazer, mas estando presentes e parecendo fortes. Michael estremece com a dor em sua caixa torácica e lombar, mas eu sinto que a sua dor mental é muito maior.

Na semana passada, testemunhei sua desintegração física. Ao 46 anos, o corpo de dançarino magro tomou um quadro frágil; sua caminhada tornou-se uma marcha vacilante de dor; seu deslumbramento é reduzido a esse sorriso forçado; ele parece magro, abatido.

Eu odeio o que ele está fazendo com ele e eu quero que isso pare. Eu quero gritar o grito que Michael nunca ouviu.

Como ele está, ele fala sobre o depoimento no tribunal, ontem.

"Eles estão me fazendo passar por isso para acabar comigo... para deixar todos contra mim. É o plano deles... é um plano", diz ele.

Nosso pai nunca foi dado a profundo exame emocional e, enquanto Michael fala, eu posso vê-lo louco para desviar a conversa para outros planos: um concerto na China.

''Seu senso de tempo não é bom, Joe!", a mãe diz a ele, em advertência.

"Qual o melhor momento do que esse?", diz ele. Esse é Joseph. Muito direto e interpretando este tempo longe do tribunal como uma pequena janela para discutir outra coisa que não o julgamento.

"Vai afastar sua mente fora das coisas", acrescenta.

Não é surpresa para Michael. Como o resto de nós, ele está acostumado com isso e entende que esta é a maneira de Joseph.

Eu interpreto isso como tática de um pai para desviar sua preocupação sobre eventos que ele não pode controlar; a olhar para além do julgamento de uma época em que Michael é livre e capaz de se apresentar, novamente. Indicar luz no final do túnel. Mas não se sente como uma distração, se sente inadequado. De qualquer forma, meu irmão continua a falar.

''O que eu tenho feito, senão o Bem? Eu não entendo..."

Eu sei o que ele está pensando: ele não fez nada, além de criar música para entreter e espalhar a mensagem de esperança, amor e humanidade, e consciência de como devemos ser uns com os outros - especialmente com as crianças - no entanto, ele é acusado de agredir uma criança. É semelhante a colocar o Papai Noel em julgamento por entrar nos quartos das crianças.

Não há um pingo de evidência para justificar esse julgamento. O FBI sabe disso. A polícia sabe disso. Sony sabe disso.

[Esta verdade irrefutável seria confirmada por um comunicado do FBI em 2009, tornando-se clara depois da morte de meu irmão que nunca houve qualquer evidência para apoiar qualquer alegação em 16 anos de investigações].

As autoridades estão apenas fazendo algo em forma em 2005.

Pense, visualize, acredite, faça acontecer. A versão negativa.

Michael levanta os olhos do chão. Ele parece o mais triste que eu já vi, mas posso dizer que ele apenas quer falar. Até agora, ele raramente tem demonstrado suas emoções na nossa frente. Ele tem estado controlado e decidido, falando sobre sua fé, como ele confia no julgamento de Deus, não no juiz de toga.

Mas seu comportamento controlado agora é desfeito, sem dúvida, desencadeado pelo depoimento de ontem, e agravado pela frustração dessa lesão nas costas. Está tudo se tornando demais.

''Tudo o que dizem sobre mim é mentira. Por que eles estão dizendo estas coisas?''

''Oh, meu bem...'', diz a mãe, mas a mão de Michael sobe. Ele ainda está falando .

"Eles estão dizendo todas essas coisas horríveis sobre mim. Eu sou isso. Eu sou aquilo. Eu estou clareando minha pele. Eu estou machucando crianças. Eu nunca faria isso... é falso, é tudo falso", diz ele, com a voz suave, tremendo.

Ele começa puxando sua jaqueta, como uma criança irritada querendo sair de uma roupa, deslocando para ambos os pés, ignorando sua dor nas costas.

''Michael...'', a mãe começa.

Mas as lágrimas estão chegando, agora.

"Eles podem me acusar e fazer o mundo pensar que está tão certo, mas eles estão tão errados... eles estão tão errados.''

Joseph está paralisado por essa demonstração de emoção. A mãe leva suas mãos às faces. Michael puxa seus botões do casaco e começa a lutar contra suas mangas. Caem dos seus ombros e travam por trás de seus braços, revelando seu peito nu. Ele está chorando.

"Olhem para mim!... Olhem para mim! Eu sou a pessoa mais incompreendida do mundo!" Ele desaba.

Ele está à nossa frente, de cabeça baixa, como se ele sentisse vergonha. É a primeira vez que eu via a verdadeira extensão de sua condição de pele e isso me choca. Sua auto-consciência é tal que ele manteve o seu corpo escondido até mesmo de sua família, até agora.

Seu tronco é marrom claro, salpicado de vastas áreas e manchas de branco, se espalhando por todo o seu peito; uma parte branca cobre as costelas e estômago, outra corre para baixo, ao lado, e manchas cobrem um ombro e braço. Há mais brancos do que marrom, sua cor natural da pele : ele se parece com um homem branco salpicado com café.

Esta é a condição da pele - o vitiligo - que um mundo cínico diz que ele não tem, preferindo acreditar que ele branqueia sua pele.

'Eu tenho tentado inspirar... eu tenho tentado ensinar....', e sua voz some enquanto a mãe o consola.

"Deus sabe a verdade. Deus sabe a verdade", ela continua repetindo.

Todos nós o cercamos, incapazes de abraçá-lo apertado devido às suas costas, mas é confortável, no entanto. Eu o ajudo a colocar o casaco de volta.

''Apenas permaneça forte, Michael", eu disse. "Tudo vai ficar bem.''

Não levou muito tempo para se recompor e ele pede desculpas.

''Eu sou forte. Eu estou bem", diz ele.

Eu o deixo com os meus pais, prometendo voltar ao julgamento depois de uma visita no exterior. Os irmãos estão levando isso em turnos para dar apoio e eu vou estar de volta em poucos dias.

Depois que eu saí, os guarda-costas transmitem uma mensagem retransmitida a partir de seu advogado, Tom Mesereau, no tribunal. O juiz não está feliz que Michael está atrasado e se ele não estiver no tribunal dentro de uma hora, a fiança será revogada. Até a sua dor genuína não é honrada ou acreditada.

No hotel, eu termino de arrumar [as bagagens] e assisto a chegada atrasada do meu irmão na Corte, na televisão. Protegido por um guarda-chuva para proteger sua pele do sol, ele segue assim como eu o deixei: em seu pijama e casaco preto, agora vestindo uma camiseta branca. Joseph e um guarda-costas estão de cada lado, segurando-o firme.

Imagem adicionada por este blog


Michael sempre quis aparecer puro e digno para o seu julgamento, escolhendo o seu guarda-roupa com cuidado. Para entrar assim, de pijamas, o fez estremecer por dentro. Todo este circo parece estar fora de controle... e nós estamos apenas a 10 dias.

Eu pego o telefone do hotel e faço uma chamada. A pessoa do outro lado da linha fornece a garantia que eu precisava ouvir mais uma vez: ''Sim, o jato particular ainda está disponível.'' ''Sim, pode ser no aeroporto de Van Nuys.'' ''Sim, tudo foi arranjado.'' ''Sim, nós estamos prontos para ir quando você estiver.''

Tudo o que é necessário é um dia de aviso, e este DC-8 com quatro motores terá Michael no ar e indo para o leste - para o Bahrein - para iniciar uma nova vida, longe da farsa da justiça americana.

Após essa chamada, eu estou feliz em renegar minha cidadania e levar Michael e sua família para um lugar onde eles não podem tocá-lo. Temos o financiador - um amigo querido. Temos o piloto. Tudo está preparado.

Não há nenhuma maneira de meu irmão - um homem inocente - ir para a cadeia por isso. Ele não iria sobreviver, e eu não posso sentar e até mesmo contemplar a possibilidade, muito menos a realidade.

Temos arranjado o "plano B" sem seu conhecimento, mas quando eu lhe tinha dito para não se preocupar, porque cada cenário está coberto, ele tinha suspeitado de algo, sem querer saber. Ele não necessita disso. Ainda não.

Tenho negociado eu mesmo que o momento em que Tom Mesereau começa a sugerir que a balança da justiça está se inclinando contra nós, eu vou pôr em ação o plano e levá-lo ao aeroporto no Vale de San Fernando, fora de Los Angeles. Vamos tirá-lo para fora de Neverland sob uma cobertura, durante a noite. Ou algo assim.

Nesse meio tempo, eu resolvo ligar de hora em hora porque, até agora, Tom não disse nada mais do que "sim, que tinha sido um bom dia para nós", mesmo quando o testemunho tivesse soado horrível. Ele conhece as nuances de prova e quando a acusação está balançando com seus golpes e faltando.

Nós rapidamente aprendemos a não julgar o julgamento por sua cobertura da mídia truncada. Então, eu espero pelo meu tempo, mas essa confiança leva todo o meu poder e tenho que escrever mensagens sobre espelhos do banheiro.

Enquanto eu pego a estrada e sigo para o sul no piloto automático, eu começo a me perguntar de onde Michael retira a força e a crença que o ajuda a passar por isso.

Eu sinto imenso orgulho nele - em um momento em que ele é presumido culpado até que se prove o contrário, por uma cobertura da mídia que é desequilibrada. Ela alardeia o testemunho estranho e excitante, deixando pontos de defesa válidos como um posfácio.

Lembro-me de que Michael disse no início do presente processo, em 2003:

"Mentiras correm com rapidez, mas a verdade corre maratonas... e a verdade vai ganhar." O verdadeiro verso que ele nunca cantou.

Eu começo a visualizar ele andando livre do tribunal criminal. Imagino-o como uma cena em um filme. Quando isso acabar, eu vou fazer tudo que posso para limpar seu nome na arena pública. O pior vai ser atrás de nós. Não haverá nada mais que eles possam jogar com ele.

E eu vou defendê-lo, porque eu sei o que faz com que ele marque - o seu coração, sua alma, seu espírito, seu propósito. Eu conheço o menino dentro do traje de superstar. Eu conheço o irmão da 2300 Jackson Street.

Temos estado em sincronia desde a infância, ao longo de tudo: o sonho, o Jackson 5, a fama, os caminhos separados, as fendas, as tristezas, os escândalos e a pressão impossível. Ele gritou comigo. Eu gritei na cara dele. Ele se recusou a me ver. Ele me pediu para ficar com ele.

Nós conhecemos a lealdade do outro e a traição involuntária. E é por causa de tudo o que está contido dentro desta história - esta fraternidade - que eu conheço seu caráter e mente como somente o sangue verdadeiro pode.

Um dia, eu digo a mim mesmo - quando 2005 ficar para trás - as pessoas vão lhe dar uma pausa e tentar entender, sem julgar. Eles vão tratá-lo com a mesma gentileza e compaixão que ele estendia a todos os outros.

Eles vão deixar de lado suas idéias preconcebidas e vê-lo não apenas através de sua música, mas como um ser humano: imperfeito, complexo, falível. Alguém muito diferente de sua imagem exterior. Um dia, a verdade vai vencer a maratona...''